Dia Nacional do Livro Infantil

Vocês sabiam que hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil? Então, mesmo com toda a correria que estamos aqui pra colocar nossa vida em ordem e estabelecer uma rotina, eu não poderia deixar que isso passasse em branco. Afinal, aqui é o não é o Entre Fraldas e Livros?

O dia de hoje foi escolhido para esta comemoração porque é o nascimento de Monteiro Lobato. Se ele ainda estivesse vivo, hoje estaria completando 129 anos. E sou suspeita pra falar, mas acho uma data muito bem escolhida, porque amo Monteiro Lobato. Li praticamente todos os seus livros e já comecei a apresentar o Vítor a esse mundo mágico também.

Vítor A-M-A ler, isso não é segredo. Claro que parte isso vem dele, parte vem do que ele vê em casa: uma mãe louca por livros, que devora tudo que cai na mão e que não pode passar em uma livraria sem levar algo pra casa. Alice também está indo pelo mesmo caminho e já tem seus livrinhos.

Então, como comemoração pelo dia de hoje, vou mostrar alguns dos livros que os dois mais gostam. E  dois deles (os com asteriscos) foram os que escolhemos para participar da Ciranda da Leitura Pequenos Leitores.

Vamos lá?

Vítor

Eu nunca vou comer um tomate (Lauren Child - Coleção Charlie e Lola - Editora Ática)

Charlie tem uma irmãzinha, a Lola. Às vezes, ele precisa cuidar do jantar dela. Isso não é nada mole, porque ela é muito enjoada para comer. Até que um dia ele arruma um jeito criativo de resolver o problema...






* Marcelo Marmelo Martelo (Ruth Rocha - Ed. Moderna)

Marcelo quer mudar os nomes das coisas. Gabriela não gosta de Teresinha, mas quer ser parecida com ela. Caloca tem uma bola, e por isso começa e acaba o jogo quando quer. Alguém já viu outras crianças parecidas com estas?





Alice

Tuco, o Caranguejo - Livro de Banho (Richard Powell - Coleção Criaturas Marinhas - Ed. Vale das Letras)

É um livro de banho divertido e colorido. Encaixe o caranguejo Tuco nos bolsos transparentes, e veja as cores mudarem.







* Bebê Mais - Cores (Ed. Caramelo)

É um livro interativo e divertido, elaborado carinhosamente para que as crianças desenvolvam o processo de aprendizagem com cores, figuras e muita diversão. Os livros interativos são importantíssimos no desenvolvimento emocional e intelectual infantil. Possui abas que estimulam a coordenação motora e surpreendem as crianças com imagens escondidas debaixo delas. Além de conhecer as cores, as crianças vão se divertir com os bichos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E vocês? Seus filhos gostam de ler? Qual o livro favorito deles?

7 comentários:

Karin - @karinpetermann disse...

Que legal!
Adorei as dicas de livros, o Caue também tem um livrinho de cores, e assim vai, devagar vamos ensinando novas coisas pra eles!!!

Bjs

Marcia Pergameni disse...

Oi Tati!! Adorei as indicações!!! Eu nem me lembrava, só vi hj cedo no google!!! as crianças tb adoram livros. Qto mais cor melhor pro Antonio!! bj

Eu e minhas três bonecas... disse...

Oi Tati, aqui só dá Monteiro Lobato. O colégio da Carol tá estimulando, através do projeto biblioconexões, já ouvisse falar?
E a ciranda tô meio perdida, vou me agilizar!
BBeijos!
Gabi
minhas3filhaslindas.blogspot.com

Cristiane Mota disse...

O B ama livros !! E tenho comprado muitos para ele ter um bom habito de leitura - a mamae aqui tambem adora ler !! Beijos!!

Fabiana disse...

Thaty, adoro o fato da idade dos seus pequenos "casarem" com a idade das minhas! As dicas ficam perfeitas!!
Adorei suas escolhas para a ciranda, em especial a pra faixa etária do Vitor pq eu AMO os livros da Ruth Rocha. Mas não conheço esse... vou logo adicionar à coleção da Júlia!
Beijos

Fabiana
http://2-ao-quadrado.blogspot.com

Aretusa disse...

Olá, Thaty!
Minha filha estava cercada por livros mesmo antes de nascer, pois a avó dela quase todo mês comprava vários para montar a biblioteca dela.
Como Sophia está com 2 anos e 5 meses, ler uma história completa e de uma vez só é meio complicado, então vou fazendo assim, às vezes a gente lê só livros de gravuras, com texturas e pop-up, como os livros da coleção Toque e Descubra da Publifolha e às vezes a gente lente livros com imagens e frases, como o do Ziraldo, Um bebê em forma de gente e o Livro da Com-fusão, do Fe e do Ilan Brenman, às vezes a gente lê uma história e brinca com os fantoches. Ah, tem também os livros emborrachados da hora do banho.
Tem mais alguns, mais aí vira post!!
Apesar de ter em casa, ainda não li com ela os livros do Charlie e da Lolla, vou começar!!
Beijocas.
Aretusa, mamãe da Doce Sophia.

Dani disse...

Também adoro Monteiro Lobato e apesar de estarem querendo censurá-lo às nossas crianças, ele ainda está e permanecerá presente em minha casa.

Adorei suas dicas. E a Bia amava o Marcelo, martelo, marmelo. Ruth Rocha e Tatiana Belinky são nossos preferidos aqui.

Beijo

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires