Passeio com crianças - Forte São José, Museu da República e Casa de Rui Barbosa

Hoje a nossa convidada especial para falar de passeios com crianças é a Chris, do Inventando com a Mamãe. Ela vai dar algumas dicas muito legais de passeios no Rio de Janeiro, confiram:

O Rio é uma cidade com muitas opções de lazer ao ar livre que possibilitam contato com a natureza e alguma atividade física (caminhada, bicicleta, patins, skate, etc). Esse tipo de passeio é o preferido de muitos cariocas. Eu gosto de aliar esses paseios saúde com passeios cultural. E temos ótimas opções para conciliar natureza, atividade física e museu.
 
Um passeio bem legal que fizemos foi a visita ao Forte São José na Urca com direito a caminhada até a Fortaleza de São João. No Forte São José observamos um visual incrível do Pão de Açúcar, caminhamos pelas praias, as crianças correm a vontade no espaço, obeservam as pistas esportivas e construções e conhecem a Praça da Fundação da Cidade onde o piso geométrico em pedra portuguesa faz o desenho da Cruz de Malta. 
 
 






A caminhada até a Fortaleza São José é acompanhada por um guia. O caminho percorrido fica à beira da Baía da Guanabara, com um visual lindíssimo. A chegada na Fortaleza de São José já impressiona, caminhar pelo seu redor  já compensa a caminhada. A visita ao Museu Histórico da Fortaleza de São João faz o diferencial do passeio.No retorno, vale uma para em um dos quiosques da praia para as crianças se refrescarem com um sorvete e correrem pelas areias.
 
O passeio é gratuito e deve ser agendado previamente pelo telefone As visitas podem ser agendadas pelo telefone  2586-2291 de Segunda à Quinta, das 10h às 16h ou pelo e-mail sitiohistorico.fsj@gmail.com.
A caminhada tem algumas subidas e o ideal é fazer esse programa em um dia que não esteja muito quente.
 
Outra ótima opção que une natureza, brincadeira e cultura é o Museu da República. Nós gostamos muito de desfrutar momentos agradáveis no Jardim do do Palácio que já foi sede do Governo Federal. As crianças se divertem na gruta, passeiam pelas alamedas arborizadas, alimentam os patos, peixes e tartarugas (vale levar um pãozinho para essa finalidade) e brincam no parquinho. Depois de muita brincadeira vale uma visita ao Museu e ver os móveis e objetos da época e conhecer um pouco da história do nosso país. Tem uma cafeteria com opções de sorteves, bolos e cafezinho muito gostosos para um lanche com as crianças.
 

 
 
O passeio pelo Jardim do Museu e o acesso ao parquinho é gratuito e se localiza na Rua do Catete 153. Tem uma estação do metrô bem na frenteda entrada do Palácio. É um passeio que pode ser feito frequentemente. O ideal é chegar cedo, principalmente nos finais de semana pois o parquinho fica repleto de crianças. Outros detalhes podem ser obtidos no site (http://www.museudarepublica.org.br/principal2.html).
 
A Casa de Rui Barbosa  é outro local que une jardim e museu. O jardim é muito frequentado por crianças pequenas que brincam na areia, observam os peixes nos lagos, correm, sobem as escadarias da faixada do casarão. A visita à parte interna do casarão permite entrar em contato com o mobiliário da época, ver o acervo de livros do Rui Barbosa, suas roupas (a Ana Luiza e a Sofia sempre se impressionam com o tamanho do Rui Barbosa, ele era muito pequeno, dá para ver pelas roupas dele). Outro detalhe que chama a atenção delas é a localização e conforto do quarto das crianças. Este ficava localizado perto da área de serviço da casa, junto a cozinha. O quarto das crianças era um único, simples e longe dos quartos do pais, que são vários e suntuosos. Com isso conversamos sobre como as crianças atualmente são levadas em consideração e respeitadas pelos pais.  A Fundação Casa de Rui Barbosa também dispõe de uma biblioteca infantil onde as crianças podem brincar e curtir uma boa leitura. 






A Fundadação Casa de Rui Barbosa se localiza na Rua São Clemente,134. Bem pertinho do Metrô. O acesso ao Jardim é gratuito e a visitação ao casarão é baratíssima. Maiores informações podem ser vistas no site: http://www.casaruibarbosa.gov.br/ Tem também um portal exclusivo para as crianças, aqui está o link http://www.casaruibarbosa.gov.br/
 
No blog da Pritt, tem uma matéria que aborda o tema : Museus para Crianças: a melhor forma de aprender. http://www.pritt.com.br/blog/2011/04/museus-para-criancas-a-melhor-forma-de-aprender/ 
 
Esses passeios são ótimas oportunidades para estimular o interesse por visitar os Museus.

5 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Thaty,
adorei participar.
Vou colocar lá no meu blog.
E no facebook.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Paloma Gavazza disse...

Adorei as dicas! Quando for ao Rio com certeza vou tentar levar meu filho nesses lugares! A Crhis sempre com ótimas dicas!!

Tati disse...

Oi Thaty, cheguei aqui para conferir o passeio da nossa amiga Chris. Também sou carioca, e nunca estive nestes locais com meu filho. O Palácio do Catete eu conheço, e é mesmo um lugar lindo e agradável. São ótimas dicas.
Beijos às duas.

Sandra Portugal disse...

Parabéns à Thaty pela idéia e projeção de dicas através de blogs amigos e parabéns à Chris por dicas tão instrutivas e características da nossa Cidade Maravilhosa!!! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Jamile disse...

estou seguindo tbm...beijos
www.passeioscomcriancas.com
jamile

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires