A Hora do Planeta: o que é e dicas de atividades com crianças e escoteiros



Vocês sabem que no sábado acontece a Hora do Planeta? Quer dizer, peraí, vamos começar do começo: vocês sabem o que é a Hora do Planeta? Então, antes de qualquer outra coisa, vamos a umas explicações rápidas:

O que é:

Um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Mas por que eu deveria participar? O que isso muda na prática?

Apesar de ser um gesto simbólico (pois apagar a luz por uma hora apenas uma vez no ano não é a solução do problema), a Hora do Planeta tem grande repercussão no mundo todo. Vários países participam, monumentos são apagados, várias instituições e empresas se mobilizam para participar. 

Não é a economia de energia do momento, é o ato, a repercussão, o fato de várias pessoas mostrarem que se preocupam com o rumo que as coisas estão tomando, que estão a favor de mudanças. E o fato de várias desses governos, entidades e pessoas que participam comprometem-se em continuar a promover ações concretas de mudanças de comportamento para favorecer o planeta.

Bem, dadas as explicações iniciais sobre o evento, voltemos ao ponto onde eu dizia que a Hora do Planeta acontecerá no próximo sábado (31 de março de 2012), às 20h30. E eu acho que é uma chance ímpar de fazer com que as crianças dêem o primeiro passo (se nunca fizeram isso antes) em uma mobilização ambiental. Aí você me diz: tudo bem, acho muito importante, é muito legal, quero participar. Mas não tenho a menor idéia do que fazer e nem como.

Pensando nisso (e depois de fazer uma lista como essa para o meu grupo escoteiro), achei que seria legal compartilhar algumas idéias aqui. E algumas destas idéias vão com versão para escoteiros, já que não são só as mães que têm essas dúvidas, mas também os chefes escoteiros e até mesmo os próprios jovens. Vamos lá?

Não esqueça de, antes do evento, explicar às crianças o motivo da mobilização e o que se pretende alcançar com isso!

- Se seus filhos já são maiorzinhos, faça uma noite de histórias de terror (Versão para escoteiros: Junte sua patrulha ou tropa na casa de alguém ou em um acampamento e façam uma roda de histórias de terror).

- Se os filhos são pequenos, faça uma cabana de lençol na sala e conte histórias mágicas (versão para lobinhos: faça um acantonamento relâmpago com a Alcatéia, à luz do lampião, com histórias do Mogli. Quando der 21h30 os pais podem buscar)

- Baixe o jogo da WWF "Coisas para fazer durante a Hora do Planeta" e divirtam-se (Versão para escoteiros: junte sua patrulha ou tropa, providenciem pipoca e refri e divirtam-se com o jogo)

- Façam o jogo da música: uma pessoa diz uma palavra e cada um precisa cantar uma música com ela (Versão para escoteiros: Junte sua patrulha ou tropa e cantem todas as canções escoteiras que vocês lembrarem . Ou façam o jogo da música só com músicas escoteiras, para dificultar. Ou joguem do jeito tradicional).

- Reúna sua família para conversar, sobre qualquer assunto. Há quanto tempo vocês não fazem isto? (Versão para escoteiros: Junte todos seus amigos escoteiros e relembrem todos os melhores momentos que vocês viveram, naquele acampamento maravilhoso, naquela viagem inesquecível, os micos que vocês pagaram, etc).

- Chame os amigos e faça um churrasco (com churrasqueira a carvão, please!)

- Faça uma lista com as crianças do que podem fazer para mudar alguma coisa: seja em casa, no mundo, no comportamento delas, etc (Versão para escoteiros: faça uma lista do que falta para você alcançar sua próxima etapa ou especialidade).

- Toque violão, flauta ou qualquer outro instrumento musical.

- Só para as meninas: junte as amigas para uma sessão de máscaras no cabelo e no rosto, fofocas e risadas. Pipoca é bem vinda.

- Para escoteiros, seniores, pioneiros, chefes ou qualquer outros interessados: desenterre um livro de RPG, junte a turma e descubra como era bom na época em que esse tipo de jogo não era virtual.

E você, também tem alguma sugestão?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires