Escrevendo em blog - algumas dicas

Imagem daqui
Eu sempre gostei muito de escrever, desde pequena. Passei pelos diários e agendas e, claro, também entrei na era digital. Mesmo na época em que ainda não existiam os blogs, eu aprendi HTML só para fazer um site e compartilhar o que eu estava sentindo, principalmente na época da minha gravidez.

Não sou uma blogueira famosa e nem profissional. Mas, por ser jornalista, tenho alguns conhecimentos sobre o assunto. E várias vezes as amigas vêm me pedir dicas de como fazer uma ou outra coisa, que dou com o maior prazer. Se eu sei, com certeza vou compartilhar o meu conhecimento com quem estiver afim de aprender!

Por causa disso, resolvi compartilhar aqui algumas dicas simples, coisas que fui coletando por aí, que observei e achei que valem a pena serem observados. Alguns dos tópicos são da época em que eu fazia matéria de jornalismo digital, na faculdade...rs Claro que quem tem blog sabe que isso é algo muito pessoal, cada um sabe do seu. Mas não custa nada tentar dar um "up"!

Se você também tiver uma dica legal, compartilhe nos comentários!!

- Evite posts muito longos.
Confesso que eu sou a primeira a "brigar" com isso. Eu tenho tendência a falar pra caramba, já perdi a conta das vezes em que editei um texto e cortei um monte de parágrafos. As pessoas perdem a paciência quando lêem algo muito comprido, mesmo que o texto seja sobre um assunto interessante.
(Aliás, este post ficou muito comprido. Será que as pessoas vão ler até o final? rs)

- Quebre seu texto em parágrafos curtos.
Nada pior do que olhar um post e ver aquela "massa compacta" de texto. Dá preguiça só de olhar, imagina de ler. Ao criar parágrafos curtos a leitura fica mais dinâmica.

- Não fale sobre muitos assuntos em um só post.
As vezes realmente não dá para fugir e é preciso falar de duas coisas diferentes em um post só. Mas se puder evitar é bem melhor. Três assuntos então fica muito complicado. No fim das contas a pessoa nem lembra mais o que leu lá no começo. Melhor fazer posts diferentes.

- Tenha cuidado com ortografia e gramática.
A linguagem do blog é normalmente bem informal mesmo, todos sabemos disso. Mas uma coisa é ser informal, a outra é assassinar o português. Como bem disse a colega blogueira Elaine Gasparetto, não ter muito estudo não é motivo para cometer erros gritantes. Veja bem, todos nós cometemos erros de vez em quando (eu cometo um monte), mas há coisas básicas com as quais é preciso tomar cuidado. Se você tem dúvidas, escreva o texto no word e passe o corretor ortográfico, assim se sentirá mais segura.

- Não escreva sobre assuntos que não entende ou sobre coisas que não conhece
Na internet é possível encontrar de tudo.  Basta uma busca no Google e pronto, somos quase especialistas. Mas na verdade a coisa não funciona bem assim. Fazer um post sobre um assunto que você não domina faz com que o texto fique fraco e sem embasamento. E com grande possibilidade de escrever algo que não é verdade. 

- Tome cuidado com sorteios.
 É sempre muito legal fazer sorteios no blog. Tanto para aumentar as visitas quanto para "premiar" quem nos prestigia. Mas a linha do legal para o incoveniente é um pouco tênue, por isso é sempre bom ficar atenta. Fazer muitos sorteios ao mesmo tempo faz com que o leitor fique confuso, sem saber no que participar. Além de dividir aquilo que poderia estar focado em um esforço só. As regras do sorteio também merecem atenção especial: se você coloca muitos itens obrigatórios acaba afastando pessoas que até queriam participar, mas não estão dispostas a seguir todos os itens. Simplificar é a palavra da vez neste caso.

- Se for usar um texto que não é seu, cite a fonte ou peça autorização.
Publicar algo que não é seu sem citar a fonte é plágio. E, além de ser muito feio, é ilegal. Se o texto é de alguém muito famoso, vale só citar a fonte. Mas se é de outra blogueira, peça autorização antes.

- Se estiver sem inspiração, não escreva.
Escrever só para cumprir tabela faz com que o post fique muito chato. Como a maior parte de nós (mães blogueiras) leva o blog como um hobbie, temos todo o direito do mundo de ficar em silêncio quando estamos sem inspiração. Se achar que está deixando o blog muito abandonado, escreva um recadinho explicando o que aconteceu.

- Quando tiver inspiração, anote.
Inspiração aparece nos horários e locais mais improváveis. Eu tenho um monte quando tomo banho. Então anote as idéias para desenvolver depois, quando estiver com tempo na frente do computador. As vezes eu tenho mil idéias em um dia só e nenhuma durante semanas. E fui salva pela lista que fiz no dia criativo.

- Coloque sempre uma imagem.
Imagens "alegram" o texto e dão uma cara mais simpática. Elas prendem a atenção do leitor.

- Seja você mesma e divirta-se!
Afinal de contas, não foi para isso que você criou o blog?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires