Lançamento: livro de gastronomia para iniciantes (e não tão iniciantes)


Família buscapé (parte dela, pelo menos) a bordo do Alphorria, um Fast 345, moradia do meu pai
 Acho que a maior parte das pessoas que me acompanha aqui sabe que meu pai - Maurício Rosa - mora em um veleiro (bem, atualmente ele mora "mais ou menos", mas isso é assunto pra outro post...rs). Mas o que muitos não sabem é que, além de velejador, ele é um excelente cozinheiro. Minhas lembranças de infância, na parte da culinária, são da minha mãe preparando as refeições do dia a dia e do meu pai preparando as refeições dos dias especiais. O almoço do meu primeiro dia das mães foi preparado por ele e até hoje eu me lembro exatamente do cardápio: camarão na moranga. Quantas vezes eu e minha irmã não ficamos até tarde esperando para ser cobaias de algum novo prato que ele estava preparando, o que chamávamos carinhosamente de "jantar da meia noite" (podia comer alguma coisa antes, porque se fosse esperar a janta mesmo morria de fome antes - não me mate, pai. É verdade! kkkkk).

Vítor aprendendo com o avô as artes da culinária.
Claro que logo os jantares dele ficaram famosos entre os velejadores. E claro que logo muitos passaram a cobrar (eu e minha irmão inclusive) que ele passasse suas dicas e receitas para o papel. Ele topou o desafio e durante alguns anos ele se dedicou a essa tarefa.

Por isso, hoje eu tenho o orgulho de anunciar que o livro dele foi finalmente lançado, durante o último feriado. Agora eu tenho um "irmão" (já que esse é o novo filho do meu pai): “Gastronomia para Veleiros – Receitas e Dicas para quem está a bordo”. Com apresentação do amigo e jornalista Murillo Novaes e textos das "orelhas" escritos por mim e minha irmã, neste livro meu pai conta as dicas e segredos que precisam saber aqueles que querem se aventurar na cozinha de um veleiro. O que comprar, como comprar e armazenar, como ter alimentos frescos em longas velejadas... essas são apenas alguns dos inúmeros assuntos que ele aborda no livro, com a propriedade de quem já experimentou cada uma das situações.

Vale ressaltar o que ele fala sobre o tema escolhido para a publicação: "Embora o título Gastronomia em veleiros possa até parecer meio metido, ele reflete basicamente a idéia de vários bons chefs de cozinha de que a gastronomia tem um sentido mais amplo que a culinária.  Enquanto um especialista em culinária se preocupa basicamente com as técnicas de confecção dos alimentos o gastrônomo amplia esse conceito, pensando no aprimoramento da alimentação. Isso pressupõe um cuidado maior com a apresentação e a valorização dos ingredientes, nesse bojo incluída a culinária regional. Envolve também a noção de que qualquer pessoa pode aprender a cozinhar, que foi tão bem imortalizada no célebre desenho Ratatouille, meu ´filme de cabeceira´ [que ele assistiu com o Vítor, bom lembrar...hehehe]".

Tava tão bom que nem vi que estavam tirando a foto.
E não é porque sou filha (e coruja) não, mas preciso dizer que esse livro é muito legal também para aqueles que nunca colocaram nem um pezinho em um veleiro. Além de ter informações culturais muito interessantes (como sobre o que é a gastronomia e a importância das especiarias durante o desenrolar dos tempos), ele também simplifica o funcionamento de uma cozinha, falando dos objetos mais essencias e descartando o desnecessário (já que o espaço em um veleiro é bem reduzido).Sem contar que ele apresenta cardápios já prontos para dias inteiros, o que facilita muito a nossa vida. Não, eu não escrevi errado, é nossa mesmo. Porque é claro que eu vou utilizar esses cardápios lá em casa, pois tempo é o que mais anda me faltando!!

 Se você se interessou pelo livro, saiba aqui onde comprar:


Atracadouro:
Loja Virtual de artigos nauticos. 
http://www.atracadouro.com.br/

Livraria Moana:
Livraria online especializada em temas de Mar & Aventura 
http://www.moanalivros.com.br/

Livraria Nautica:
Livraria online especializada em temas de Mar & Aventura 

Caso você queira que o seu exemplar seja autografado, entre em contato comigo que daremos um jeito! E fiquem atentos, que contarei aqui também os locais de lançamento do livro, pelo Brasil afora.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires