Pão em formato de coelho - Páscoa

Tem rolado pela internet a imagem (sem os créditos) de um pãozinho em formato de coelho, ideal para fazer na Páscoa. Aparentemente é super fácil fazer: basta fazer bolinhas com a massa e cortar as orelhas com uma tesoura. Mas será que é realmente assim tão fácil? Fui testar e trouxe o resultado aqui para vocês.



A primeira dificuldade que eu tive foi que a imagem vem sem receita. Então, depois de muito fuçar descobri não só a receita, como também os créditos da foto, o blog Saboroso Gostinho. Bem, então copiei aqui a receita do pão de cenoura e fiz meus comentários ao lado.

Ingredientes:

- 4 xícaras de cenouras cortadas em rodelas
- 2 ovos
- 1 xícara de água morna (aproveitei a água em que fervi a cenoura)
- 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
- 3/4 de xícara de óleo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de mel
- 2 colheres de chá de sal
- 8 1/2 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo

Em uma panela com água cozinhe a cenoura até ficar macia, e então drene a água e bata a cenoura no liquidificador ou em um processador até obter um purê. Se você quiser um sabor mais defumado para o seu pãozinho, pode assar a cenoura no forno ao invés de cozinhar na água. 

Para fazer no forno, coloque as cenouras em rodelas em uma assadeira e adicione 1 colher rasa de azeite, para besuntar as cenouras. Leve em forno pré-aquecido em 180°C e asse por 15 minutos ou até ficarem macias. Depois é só fazer o purê. 

Ainda no liquidificador ou no processador, adicione os ovos e 1/2 xícara de água, batendo até o purê ficar bem cremoso.


Numa tigela grande, coloque o fermento biológico seco e o restante da água, mexendo até dissolver totalmente o fermento. Despeje então o purê de cenoura e, na seqüência, adicione o óleo, açúcar, mel, sal e 5 xícaras de farinha, misturando e amassando com as mãos. Adicione mais farinha conforme achar necessário até obter uma massa de pão macia e lisa. Polvilhe a sua bancada com um pouco de farinha e sove a massa por 6 a 8 minutos, para que ela obtenha um pouco de elasticidade. 


 Se você tiver uma batedeira com o(s) gancho(s) para bater massa de pão, também pode usar. Em seguida, coloque a massa em uma tigela grande levemente untada com óleo cubra com um pano úmido ou um filme plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora, para dobrar de tamanho. Divida a massa em bolinhas pequenas. Com ela é possível fazer 48 pãezinhos, mas a quantidade varia conforme o tamanho das bolinhas de massa. Coloque as bolinhas de massa em uma assadeira untada de óleo e cubra novamente com um pano úmido ou filme plástico, deixando descansar por mais 1 hora. É importante não deixar uma bolinha de massa muito próxima a outra, pois elas vão dobrar de tamanho nesta etapa. 

 
Passada 1 hora, os seus pãezinhos já estão prontos para assar. Para fazer o pão do coelhinho, como é a da ideia da foto, pegue uma tesoura e belisque a massa fazendo as orelhinhas. Em seguida, usando um palito de churrasco faça os olhinhos, apertando a massa. Leve então os seus pãezinhos para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 18 a 20 minutos ou até ficarem dourados.

Se achar que são muitos pãezinhos para se fazer de uma única vez, após as bolinhas terem dobrado de tamanho, leve a assadeira para o congelador e deixe os pãezinhos congelarem. Depois de congelados, você pode colocar todos em saco plástico e deixar no congelador para fazer a hora que desejar (para mim foram MUITOS pãezinhos, então congelei um montão).

------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, a teoria é essa aí em cima. Na realidade tive um pouco mais de dificuldade em consegui o ponto da massa e não usei só 5 xícaras de farinha, usei MUITO mais até conseguir que ela ficasse macia e lisa, como recomendado. E a receita diz que a massa dobra de tamanho enquanto repousa, mas em nenhuma das duas vezes a minha cresceu.Ainda bem, porque se deu tanto pão sem crescer, imagina se crescesse...rs

A outra dificuldade que eu tive foi em cortar as orelhas. Não ficou NEM UM POUCO parecido! hahahahahaha


Tá, eu não sou muito prendada, mas parecia tão fácil...rsrs Mas o importante é que ficou muito gostoso. As crianças comeram um montão, mesmo tendo jantado, quase não sobrou para eles levarem de lanche na escola.

2 comentários:

Raquel Gomes disse...

Haha pode rir? Seu coelho ficou parecendo um zumbi, amiga. Tadinho. Rs
Mas o importante é mesmo o sabor.
Dica: se a tesoura for mais fina e estiver com a lâmina quase apoiada sobre a massa, deve dar certo.

Gionara Toniolo disse...

Eu acho que deveria fazer os cortes apos uns 10min de forno... Teria ue testar...

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires