As mães e o eterno dilema "limpeza x aprendizado"


Como mãe eu sei o quanto é difícil a gente deixar que uma criança se suje. Na nossa cabeça passa primeiro todo o processo da limpeza, tanto da criança quanto da roupa e do local. Depois é que a gente respira e consegue pensar nos benefícios. Claro, quando eu digo "a gente", não me refiro a todo mundo. Já ouvi relatos de mães que botaram os filhos de castigo porque chegaram em casa com o uniforme sujo. Já vi mãe reclamando em escola porque o filho jogou futebol no recreio e chegou em casa com as meias sujas. Já vi muita mãe proibir a criança de entrar numa brincadeira com outras porque ia se sujar. Já vi até uma mãe dar um escândalo no parquinho porque a criança estava cavando na areia. E essa mãe correu com o álcool gel para limpar a pobre criança.


Eles estavam entendiados na festa de casamento. Então perguntaram se podiam rolar no "morrinho"
As risadas deles eram tão altas que a família toda riu junto
Acredito que todos vocês já tenham visto em um monte de lugares os benefícios de deixar uma criança se sujar e eu, como não-especialista e mãe/chefe escoteira, estou aqui simplesmente pitacando, com a minha experiência, do que eu vejo com meus filhos e com os escoteiros. Do tanto que eles se libertam, sorriem, criam e se divertem quando são liberados para brincar sem as restrições da sujeira.
Ai de mim se não coloco uma lamazinha nos acampamentos escoteiros...rs
Como eu falei lá em cima, eu sei exatamente o que passa em nossa cabeça quando nossa boca começa a abrir para dizer "não". Mas também descobri que os benefícios compensam imensamente o trabalho. As roupas podem ser lavadas (nem que seja com água quente...rs), as crianças e os locais também. E se em algum caso específico não dê realmente, que tal dar uma chance ao aprendizado e tentar achar uma alternativa antes do "não"? Um avental, uma troca de local, uma roupa velha que está no porta malas do carro... E no caso dos uniformes, eles não foram feitos justamente para proteger as roupas do dia a dia? Deixemos nossos filhos serem felizes! Tente se livrar do "o que os outros vão pensar" e pensar na alegria dos seus filhos. Isso é o que realmente importa!

P.S.: Antes que vocês fiquem muito horrorizados com as fotos do acampamento em que as crianças rolaram na lama, acho bom explicar que as mães já mandam roupas bem velhas para essas atividades, avisamos antes...hehehe

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires