Mitos e verdades sobre a lavagem das roupas de bebê



Na semana passada fomos convidados para o lançamento do novo amaciante Comfort Puro Cuidado. Vocês sabem que nem sempre que vou a um evento faço um post, mas como esse produto é bem interessante para as mamães de recém nascidos e bebês pequenos, além de crianças alérgicas, achei que seria interessante compartilhar as informações que recebi lá.



Vamos começar pelos mitos e verdades:

Roupa do bebê deve ser lavada só com sabão de coco - Mito

As roupas dos bebes não precisam ser lavadas apenas com sabão de coco, principalmente se ele não for neutro. O importante na lavagem das roupas dos bebês é utilizar produtos que também sejam dermatologicamente testados e que tenham segurança comprovada para o uso.

O uso de sabão próprio para roupas de bebê dispensa o uso de amaciantes - Mito

Tanto o sabão quanto o amaciante são necessários e complementares, pois cada um tem uma função. O sabão tem a principal função de limpar, enquanto o amaciante tem a principal função de alinhar as fibras dos tecidos, deixando-as mais macias. De acordo com pesquisas, um bebê se mexe até 12 vezes por hora enquanto está dormindo. Imagina isso em uma roupa que não está "amaciada"? Portanto, é necessário que os tecidos em contato com a pele dele estejam macios para evitar que atritos causem irritações na sua pele. O amaciante é como um condicionador para as roupas. O cuidado a ser tomado neste caso é utilizar produtos dermatologicamente testados, com comprovação hipoalergênica e de preferência com fragrância suave.

Roupas de bebês devem ser lavadas exclusivamente à mão - Mito

Para a lavagem de roupas (se tanque ou máquina), é importante que as instruções das etiquetas das roupas e a dosagem dos produtos sejam seguidas corretamente, e a mãe pode utilizar o processo que ela achar mais conveniente. A recomendação de Comfort é lavar as peças na máquina para garantir um enxágue mais eficiente. 

As roupas dos bebês devem ser lavadas separadamente do resto das roupas da família - Verdade

Principalmente nos primeiros meses de vida do bebê é importante que as roupas sejam lavadas separadamente das roupas dos adultos da casa, evitando o contato da sujeira, suor e outros tipos de resíduos com as roupas dos pequenos.


Uso de sabonete de bebê é recomendado para perfumar as roupas - Mito

A tecnologia do sabonete foi desenvolvida para ser utilizada em pele, e todo o benefício de perfume e hidratação é para a pele. Para perfumar as roupas do bebê, é importante que a mãe busque um amaciante que entregue um perfume mais suave.

Posso usar vinagre ao invés de amaciante - Verdade (não na parte do cheiro) 

O vinagre tem a mesma característica química do amaciante, um pH ácido. Como a maioria dos sabões tem um pH mais elevado, a função dessa acidez é deixar a solução de lavagem com o pH mais próximo do neutro, o que favorece a redução de resíduos nas roupas.  O que difere o amaciante é que ele, além de um pH ácido, tem em sua formulação ingredientes que interagem com as fibras deixando-as alinhadas e consequentemente macias e com um perfume agradável.

É preciso enxaguar muito bem as roupas do bebê - Verdade

Enxaguar bem as roupas é realmente necessário, mas não só porque usou o amaciante, mas também para garantir que ingredientes do sabão, que já fizeram seu papel de limpeza, não fiquem nas roupas, deixando-as mais duras. Assim, a indicação de enxágue é essencial para que, qualquer resíduo, que não foi desenvolvido para ficar nas roupas, seja ele do sabão ou do amaciante seja removido. O importante para evitar excesso de resíduo é que as recomendações de dosagem e uso sejam seguidas corretamente.



Sobre o Comfort Puro Cuidado:

- Foi especialmente desenvolvido para o uso nas roupas de bebês e de pessoas com peles sensíveis;

- Não contém perfume encapsulado e corante, e garante a maciez e suavidade que esse público necessita;

- Fragrância desenvolvida com notas suaves e reconhecida desta forma pela IFRA (Associação Internacional de Fragrâncias);

- Testado e aprovado por médicos, dermatologista e pediatra;

- Foram realizados 4 tipos diferentes de testes dermatológicos, incluindo o hipoalergênico, para comprovar a eficácia e segurança de Comfort Puro Cuidado. Estes testes realizados são os mesmos testes requeridos pela Anvisa para produtos cosméticos para bebês;

- O produto não apresenta potenciais de irritabilidade e sensibilização na pele, por isso, ele é recomendado para roupas de bebês e pessoas com peles sensíveis. 

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires