Programação de maio do Espaço de Leitura (SP)


Por que gostamos de ouvir e contar histórias? A resposta deve ser bem longa, assim como é longa a tradição da humanidade de ouvir, contar e recontar histórias. Foi assim que durante muitos anos, os homens acharam uma forma de preservar e transmitir os valores de cada comunidade. Muitos acreditam que a narração seria o modo mais antigo de literatura. E é assim ainda hoje quando uma mãe conta uma história para o filho dormir ou quando o professor apresenta de forma oral um livro para seus alunos, inundando o ambiente com o poder da imaginação das histórias. Por isso, neste final de semana, o Espaço de Leitura, ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), resolveu trazer histórias lúdicas, poéticas e bem-humoradas em dose dupla!

No sábado (16), às 15h, é João Acaiabe quem apresenta PALAVRAS PALAVREADAS, RIMAS, COCHICHOS E VERSOS.  Famoso por sua atuação na TV como o Tio Barnabé, do Sítio do Picapau Amarelo ou como o Chefe Chico, de Chiquititas, João Acaiabe é também um grande contador de histórias. Neste sábado, ele convida adultos e crianças do Espaço de Leitura a viajarem por caminhos profundos embalados pela sua narrativa poética. Ao regressarem ao ponto de partida, seus ouvintes voltam diferentes, como aquele homem que nunca volta ao mesmo rio duas vezes.

E as histórias continuam acrescidas de mistério no domingo (17), às 15h, com Andi Rubinstein e Madalena Monteiro e a contação HISTÓRIAS-DILEMA. Na África Ocidental é uma tradição as pessoas se reunirem nas aldeias para ouvir e contar histórias-dilema: contos que não têm uma solução final, mas propõem um dilema que é discutido por todos. Nessa apresentação, as narradoras selecionaram algumas narrativas que fazem parte do livro O filho do caçador e outras histórias-dilema da África, da própria Andi Rubinstein.

As atividades do Espaço de Leitura são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana no Parque da Água Branca. Todo final de semana, a criançada também pode se divertir e aprender com as brincadeiras ligadas à leitura da atividade maiúsculos & MINÚSCULOS, que sempre acontece às 11h.

O Espaço também oferece acervo variado de livros infantis, infanto-juvenis e adultos, aberto ao público em geral e dispostos em quiosques com temas para a garotada ler e se divertir. Entre eles estão a “Gruta do grito”, o “Clube de histórias” e a “Casa dos livros” que traz também jornais, revistas, histórias em quadrinhos e literatura brasileira e estrangeira.

Exposição Elogio à Pergunta traz laboratório interativo até final de maio
As perguntas são a matéria-prima das invenções? A pergunta vem antes da palavra? A exposição “Elogio à Pergunta”, que vai até 31 de maio, valoriza as questões que promovem o desenvolvimento de crianças e adultos. Brincando com questões que movimentam a imaginação de crianças e adultos, o Espaço de Leitura propõe um momento especial para descobertas, dúvidas e invenções.

A mostra traz a instalação “Laboratório de Perguntas”, um espaço criado para que o público possa fazer suas indagações. Com cenografia que inspira a criatividade, o Laboratório de Perguntas traz engenhocas com diversas perguntas, das mais cabeludas às minúsculas, daquelas dúvidas sobre a criação do universo até aquelas sobre a origem de algumas palavras. Tudo isso em um espaço interativo, repleto de engenhocas e descobertas para os pequenos leitores explorarem. Na área externa ao quiosque onde fica a exposição, ficam os painéis com questões da literatura, além do registro de diversas perguntas e respostas feitas pelos frequentadores do Espaço.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL COMPLETA DO MÊS DE MAIO
Sábado, 16
15h | Narração de histórias
PALAVRAS PALAVREADAS, RIMAS, COCHICHOS E VERSOS
Com João Acaiabe

Domingo, 17
15h | Narração de histórias
HISTÓRIAS-DILEMA
Com Andi Rubinstein e Madalena Monteiro

Sábado, 23
15h | Narração de histórias
ENTRE CONTOS, BRINCADEIRAS E PERIPÉCIAS DO BOI-BUMBÁ
Com Cia. Duo Encantado
A companhia apresenta a história do boi-bumbá em um espetáculo repleto de musicalidade e cantigas populares nordestinas. Como num tapete mágico, os elementos apresentados vão compondo o cenário necessário para uma viagem imaginária que envolve os sentidos, evocando memórias e suscitando afinidades entre as culturas de lá e de cá.

Domingo, 24
15h | Narração de histórias
ÁFRICA, UM CONTINENTE DE HISTÓRIAS
Com Dinah Feldman
A narradora trouxe da África um pouco do tempo em que não havia linguagem escrita naquele continente. Era um tempo em que toda a história daquele povo era ensinada por seus narradores. Algumas das narrativas selecionadas são sobre as tribos, as guerras e batalhas e a vida cotidiana.

Sábado, 30
15h | Narração de histórias
CONTOS MEXICANOS
Com Cia. Prosa dos Ventos
A trupe traz o folclore mexicano bem temperado, cheio de ingredientes exóticos e divertidos. Muita música e uma dramaturgia caprichada fazem parte dessas histórias pra lá de animadas: Arriba!

Domingo, 31
15h | Apresentação musical
BANDA CHORO BLUE E OS NOVOS CHORÕES
Com Banda Choro Blue
O Instituto de Música Educação e Cultura Harold Berman Choroblue ensina música a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A metodologia de ensino promove o desenvolvimento da memória, da atenção, da concentração e do trabalho em grupo. Para esta apresentação, o grupo vai tocar canções de Luiz Gonzaga, entre outras músicas de compositores nordestinos.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires