Tem criança lendo... sobre a lua!

Oi pessoal! Hoje é dia de mais um #temcriançalendo, um projeto que eu e outras blogueiras estamos fazendo e está MUITO LEGAL!

O de hoje é em comemoração a uma data muito especial: a primeira vez que o homem pisou na Lua. Em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin chegaram até a Lua na espaçonave Apolo-XI. Quando Armstrong pisou na Lua, proferiu a famosa frase: "Este é um pequeno passo para um homem; um salto gigantesco para a humanidade".

Aliás, vocês sabiam que Neil Armstrong era escoteiro? Houveram vários escoteiros entre os astronautas da NASA, um dia falo mais sobre isso. Por enquanto vou fazer o propósito da nossa blogagem: livros  infantis sobre o tema. E uma brincadeira, é claro!


Essa é a nossa dica para os pequenos. É um livro do Ziraldo, autor pelo qual eu sou apaixonada desde criança. Nesse livro Com uma maçã, pode-se fazer todas as fases da Lua: da Lua cheia até o quarto minguante. Embarque nessa aventura com o bichinho da maça e descubra coisas maravilhosas sobre o universo.


Nossa dica para os maiores é um livro de outro autor que eu amo: Maurício de Sousa. O Manual do Espaço do Astronauta traz de curiosidades sobre o universo - o misterioso espaço que compreende o céu, a lua, os planetas, as estrelas e os extraterrestres. Através de histórias, poesias e brincadeiras, os personagens de Mauricio de Sousa explicam a origem dos planetas, e também o significado de algumas palavras, como 'Astronomia' e 'Astrologia', no 'ABC do Universo'. Ainda fazem parte deste manual, músicas, como 'Lindo Balão Azul', receitas espaciais e muitas atividades, que ensina a fazer um arco-íris a jogar o basquete lunar.

E agora, que tal uma brincadeira?  Como estamos de férias e viajando de carro, aí vai uma que dá para distrair as crianças durante o percurso:

Fui pra lua e levei…

Quem estiver na vez deve escolher um tema a ser desvendado, por exemplo, “animais quadrúpedes”, e diz: “Fui para a lua e levei um cachorro”. Os outros participantes devem tentar descobrir o que podem levar baseados nesta pista, e as respostas podem ser apenas “sim” ou “não”. Na medida em que vão descobrindo que não podem levar, por exemplo, uma águia ou um óculos, e sim um gato, os participantes vão desvendando qual é o tema, até alguém descobrir.

Gostou? Quer conhecer outros livros sobre o tema? Então cola nos seguintes contas do Instagram:

@conversadequintal
@sobreissoeaquilo
@boaleiturabomapetite
@kidsindoors
@cirandacontada
@coisasdalara
@acigarraeaformiga @passarinhos_no_sotao
 @virapaginas
@blogdolivrinho
@cucadegentemiuda
@mardehistorias

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires