10 dicas de como cuidar do cabelo cacheado da sua filha (ou filho)

Muitas amigas minhas têm cabelo liso, mas suas filhas têm cabelo cacheado e ficam sem saber direito como fazer para cuidar direito dos cachos das pequenas (ou dos pequenos)


Como eu admiro essas amigas que valorizam o cabelo cacheado das meninas e (graças a Deus) não fazem como outras que inventaram de alisar, resolvi fazer um post aqui no blog com dicas. Algumas eu já sabia por conviver com isso há muito tempo, outras aprendi quando parei de fazer alisamento. Aliás, devo dizer que o cabelo da Alice ficou mil vezes melhor depois que fui pesquisar e aprendi a cuidar melhor do meu.

1 - Nunca, jamais, em hipótese alguma, penteie o cabelo seco.

Algumas das piores lembranças da minha vida são de pessoas bem intencionadas tentando pentear meu cabelo enquanto ele estava seco. Uma vez fique horas dentro de um banheiro desembaraçando o cabelo da minha irmã para evitar que ela psssasse por isso.

Mas não é só porque dói horrores (embora isso já seja motivo suficiente) que você não deve pentear um cabelo cacheado seco. Ao fazer isso você desmancha os cachos, quebra os fios e deixa o cabelo armado e parecido com uma juba de leão. Se não quiser molhar no chuveiro, use um borrifador (que aqui em casa cjamamos carinhosamente de tchi tchi rs)

2 - Não lave o cabelo cacheado todos os dias

Sim, é preciso molhar o cabelo para pentear. Mas molhar e lavar são coisas beeeem diferentes. Cabelos cacheados têm grande dificuldade em transportar a oleosidade até as pontas dos fios, por causa das muitas voltas dos cachos. Toda vez que você passa shampoo no cabelo retira a oleosidade, ou seja, se faz isso diariamente está deixando o cabelo ainda mais ressecado, enquanto o ideal seria o contrário: hidratá-lo e nutrí-lo.

3 - Usar produtos para cabelos secos, cacheados ou crespos.

Eu sei que elas adoram aqueles shampoos e condicionadores de personagens. O problema é que a maior parte deles é para "todos os tipos de cabelos" e cabelos cacheados são exclusivistas e não gostam de ser tratados como os outros. Se quiser, vá alternando: dois dias com os produtos específicos, um com o produto de personagem. Assim a briga diminui e todo mundo fica feliz. Mas existem produtos ótimos para crianças cacheadas (coisa que na minha época não existia).

4 - Fazer ¨hidratação" toda semana

Durante algum tempo. logo após eu cortar meu cabelo bem curtinho para tirar todos os processos químicos, eu fiz ¨hidratação" 3 vezes por semana. Mas cabelo de criança geralmente não está muito maltratado, então uma ¨hidratação" por semana é o ideal. Mas por que hidratação entre aspas? Porque a massagem que a gente faz no cabelo e que é comumente chamada de hidratação, pode ser hidratação mesmo, reconstrução ou nutrição. A explicação mais detalhada vai ficar para outro post, mas fica a dica de ler bem os rótulos.

5 - Elogie os cachos dela(e)

Todo mundo adora ser elogiado, não é verdade? Criança então! Eles criam sua autoestima em cima do que as pessoas mais próximas falam. Então, muita coisa vai depender do valor que você dá ao cabelo deles, se fica tentando fazer com que fique liso ou se deixa a "madeixa balançar". Como eu já contei anteriormente, parei de fazer processos químicos para alisar o meu cabelo porque eu reparei que isso estava afetando o modo da minha filha ver os cabelos dela. Claro que nem sempre é necessário algo tão radical, mas vale a reflexão.

6 - Entenda que o creme para pentear é o seu melhor amigo (e o dela(e) também)

Antigamente só se chamava creme para pentear. Hoje chamam de leave in, pudding e sei lá mais o que. O que interessa é que ele desembaraça, tira o frizz e dá definição aos cachos. Não caia nessa de que deixa os cabelos pesados e bla bla bla. Cachos precisam dessa ajuda extra. Só não precisa emplastar. Use na quantidade certa e tudo ficará bem.

7 - Aprenda a melhor forma de secar o cabelo cacheado

Nem sempre é necessário usar o secador. Na maior parte das vezes, uma toalha amassando os cachos de baixo para cima resolve muito bem o problema. Mas caso seja necessário usar o secador, dê preferência para um com difusor.

8 - Use e abuse de enfeites para o cabelo

Deixe o cabelo delas alegre e colorido. Use presilhas, faixas, "xuxinhas". o que der na telha. Coloque uma só ou muitas, deixe que elas sejam crianças! 

9 - Corte o cabelo regularmente

Cabelo cacheado tem mais dificuldade para levar os nutrientes até as pontas. Cortar o cabelo regularmente faz com que as pontas estragadas dêem lugar a novas mais fortificadas.

10 - Utilize a escova ou pente adequado.

Não adianta, escova de cabelo liso não é a mesma para cabelo cacheado. Se os cachos forem mais fechados, utilize aquele pente em forma de garfo. Se os cachos são mais abertos use escovas largas, de preferência com cerdas de madeira, para diminuir a eletricidade estática e o frizz.

Tem mais alguma dica legal? Compartilha com a gente!!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires