Espaço de Leitura reinaugura quiosque de leitura para bebês


Os dias 7 (sábado) e 8 de novembro (domingo) serão agitados no Espaço de Leitura, projeto realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. No domingo, o destaque é a reinauguração do Coreto do Aconchego, uma das seis casinhas temáticas do Espaço de Leitura. O espaço, que conta com um acervo especificamente dedicado a atender o público materno e seus pequenos, acaba de ganhar uma nova identidade visual e concepção cenográfica.

O Coreto ganhou uma nova adesivagem lúdica e está agora totalmente adaptado para a visita dos pequenos leitores – de 0 a 3 anos –, com estantes adaptadas à altura do bebê, piso adequado, tudo para criar um ambiente acessível onde o bebê possa engatinhar, brincar e descobrir com conforto e nenhum risco. A coordenadora do acervo do Espaço de Leitura, Taís Mathias, explica que este é um passo de experimentação que propõe uma nova forma de apresentar o mundo aos bebês. “Acreditamos que livro para bebê não é só livro de banho ou aqueles que apresentam palavras e ensinam a contar. Oferecemos narrativas curtas, ilustrações diferentes, histórias que estimulem o aprendizado. Temos muito a aprender com os bebês no sentido de ler com o corpo. Com tantos anos de escolarização, somos estimulados a interagir com o ambiente mais com a cabeça do que com as mãos, o nariz, os olhos”, explica.

No domingo, o Espaço de Leitura abre às 9h, e a programação de reinauguração começa às 10h; a última atração do dia começa às 15h. Confira a programação completa pra não perder nenhum detalhe:

DOMINGO, 8 DE NOVEMBRO

09:00 Abertura do Espaço de Leitura

09:30 Reinauguração oficial do quiosque de bebês

10:00 Coral Materna em Canto 
Um grupo de mulheres cantantes que utilizam a música, as técnicas vocais e a expressão corporal para acalantar e trazer benefícios para a relação entre mães e bebês. Nos palcos desde 2008, o projeto é uma ramificação do Acalanto, curso de vivência musical na gestação, fundada pela musicista Isadora Canto. No repertório, cantigas do universo feminino e infantil.

10:30 Dança Materna 
Na Dança Materna, mamães e papais são convidados a dançarem com seus bebês acomodados em slings, permitindo movimentos livres e fluidos. A bailarina Tatiana Tardiolli, organizadora do projeto, explica que grávidas também podem participar, já que as técnicas de improvisação e movimento fortalecem o vínculo com o bebê. A vivência trabalha também a ressocialização da mãe no pós-parto e reeducação corporal, além de melhorar dores nas costas e posturas na hora de carregar a criança. A atividade é conduzida pelas professoras Larissa Bertagnoni, Débora Platon e Cláudia Lima.

11:30 Slingada, com Rosângela Alves 
A Slingada é um projeto itinerante, aberto e gratuito criado em 2004 e realizado em vários cantos do Brasil para discutir os benefícios do sling na relação entre mães e bebês. A proposta é criar um ambiente onde mães e pais possam tirar dúvidas, ouvir sugestões sobre o mundo dos carregadores de bebês e encontrar outros pais e mães para trocar experiências e dicas sobre a maternidade.

13:00 Roda de leitura e bate-papo com Ana Basaglia
Um encontro de pais para troca de experiências e informações sobre educação mediada pela escritora Ana Basaglia, autora do livro “Besa-me Mucho – Como educar seus filhos com amor”. O fio condutor da conversa será um trecho do livro que instiga os pais a pensarem em seus filhos como seres integrais e autônomos.

15:00 Apresentação teatral O BECO DOS GATOS, com Núcleo Educatho​
Pepê, Mortadela, Edgar e Socorro são gatos que vivem em um beco escondido na cidade. Seu único amigo é o morador de rua Zé dos Gatos, que vive junto com os bichanos e adora oferecer presentes toda vez que volta das ruas. Essa vida muda quando empresários decidem comprar o beco e expulsar os felinos. É neste conflito que os pequenos animais decidem se juntar e criar uma companhia de teatro para salvar seu único lar, O Beco dos Gatos.

E também tem programação cultural no sábado!

SÁBADO, 7 DE NOVEMBRO

15h | Apresentação musical
PROJETO GURI
Com Projeto Guri
Crianças e jovens de 6 a 18 anos participam do projeto que visa o crescimento cultural e a inclusão social. Neste dia, o grupo de alunos da modalidade coral do polo Julio Prestes, que é dirigido pela professora Luciana Hoerner, apresenta canções do folclore brasileiro e composições de Chico Buarque, Gabriel Levy e Julio Cesar de Figueiredo. O Projeto Guri é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, gerido pela Organização Social Santa Marcelina.

E a exposição “Medo de quê?” continua! Venha criar suas receitas

“Medo de quê?” - Sessões de histórias de terror + Atividade educativa de criação coletiva

Sábados e domingos – Até 29.11
Das 10h às 17h (sessões a cada 1 hora)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires