Tem criança lendo - Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi de Palmares, que morreu neste dia lutando pela liberdade do seu povo, em 1695. Zumbi ficou famoso por ser o líder do Quilombo de Palmares e dedicou sua vida a lutar contra a escravidão no Brasil colonial.

Apesar de muitas pessoas ainda acharem esta data uma bobagem e fazerem piadas sobre ser melhor ter um Dia da Consciência Humana (não que esse dia também não fosse interessante existir), o dia 20 de novembro é importante para gerar uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. Relembrar essas características culturais é uma forma de mostrar a importância dos africanos escravizados e de seus descendentes na formação social do Brasil. E, principalmente, de entender o motivo da grande diferença social que ainda existe entre negros e brancos no Brasil.

Aproveitando a data e o nosso amor por leituras, as blogueiras e instablogueiras do Tem Criança Lendo resolvemos falar sobre livros infantis que abordam assuntos relativos ao tema. Querem saber o que eu escolhi? Então confiram!!


O primeiro livro escolhido é da lista de favoritos da Alice: Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. Ele fala de um coelho branquinho que fica apaixonado pela cor da menina e quer saber como fazer para ficar igual a ela. Depois de muitas dicas "mirabolantes" que não deram certo, ele conhece uma coelhinha preta, se casa e têm muitos filhotinhos de várias cores.


Outro livro muito querido por aqui é O Amigo do Rei, de Ruth Rocha, que nos foi dado pela queridíssima Anna, do Sobre Isso e Aquilo e Ioiô eram muito amigos, mas um é escravo e o outro é patrão. Brincavam juntos e faziam muitas estripulias. Até que um dia os dois fogem, vão parar num quilombo e as coisas se invertem: lá Matias é rei.


A Influência Africana no Nosso Idioma é outro livro muito legal que a Anna nos presenteou. Nele as crianças podem conhecer de forma simples e lúdica as mais diversas palavras do nosso idioma que vieram de nossas raízes africanas.


O último livro de hoje foi um achado, encontrei na distribuição de livros da ONG Nas Estantes da ZN, no Dia Nacional do Livro. Ele tem vários contos, de origens diferentes, mas dois são africanos e valem muito a pena serem lidos.

Se quiserem saber mais sobre o que está rolando de dicas literárias hoje e quem está participando é só conferir no instagram Tem Criança Lendo, ou procurar pela hashtag #temcriançalendo.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires