Programação de 5 e 6 de Março do Espaço de Leitura - São Paulo


Quem nos conhece sabe que amamos o Espaço de Leitura, localizado no Parque da Água Branca, em São Paulo. Agora estamos um pouco mais longe, mas não vamos deixar de ir lá sempre que tivermos oportunidade. Querem saber as novidades que eles prepararam para o próximo fim de semana? Confiram abaixo!

ábado, 5 de março
11h
Oficina educativa
maiúsculos&MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura
Já pensou que o tema de um livro pode virar um jogo de tabuleiro? Ou brincar de dominó com as capas dos livros? E inventar um personagem para você mesmo? Desenhar nos vidros, criar notícias de jornal ou registrar memórias num varal de histórias. Por meio de propostas como estas, pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos entram em contato com o acervo do Espaço de Leitura com o intuito de aproximá-los dos livros e incentivar a leitura por meio da ludicidade, da criticidade e do afeto. A cada edição, uma nova proposta!

15h
MEDIAÇÃO DE LIVROS
Com educadores do Espaço de Leitura
Será que existe apenas uma forma de ler um livro? Ou uma interpretação única? A cada edição, os educadores apresentam outras maneiras de olhar e investigar esse objeto imenso. A partir de livros com diferentes formatos e propostas, o público vai descobrir brincando as inúmeras possibilidades e mundos que um livro pode ter. O leitor é quem manda. 

Domingo, 6 de março
11h
Oficina educativa
maiúsculos&MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura

15h
Apresentação musical
BRASILEIRINHOS – MÚSICA PARA OS BICHOS DO BRASIL
Com Paulo Bira
Inspirado na série de livros “Brasileirinhos” (Cosac Naify), com poemas de Lalau ilustrados por Laurabeatriz, o músico Paulo Bira criou o CD “Brasileirinhos – música para os bichos do Brasil”, lançado em 2010 pela Azul Music. O disco foi um dos cinco indicados ao Grammy Latino 2010 na categoria Melhor Álbum de Música para Crianças. No show, além de cantar as canções, a banda conversa sobre os bichos, conta histórias e faz adivinhas, criando um clima de intimidade com as crianças e as guiando por uma viagem musical pela fauna. O grupo é formado por Paulo Bira (violão e voz), Beto Sporleder (saxes, flautas e voz) e Guegué Medeiros (bateria e percussão).

Sábado, 12 de março
11h
Oficina educativa
maiúsculos&MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura

15h
MEDIAÇÃO DE LIVROS
Com educadores do Espaço de Leitura


Domingo, 13 de março
11h
Oficina educativa
maiúsculos&MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura

15h
Narração de história
HISTÓRIAS ACUMULATIVAS
Com Cia. Malas Portam
As histórias deste espetáculo são adaptações dos livros “O domador de monstros”, de Ana Maria Machado, que conta sobre um menino que está tentando dormir mas vê refletidas nas paredes de seu quarto as sombras das árvores que se parecem monstros; “A casa sonolenta”, de Audrey Wood, uma casa onde todos viviam dormindo até que uma pulga chega para acordar a todos; “E o dente ainda doía”, de Ana Terra, um jacaré que aceita a ajuda de muitos animais da floresta para resolver a sua dor de dente.


Sábado, 19 de março
11h
Oficina educativa
maiúsculos&MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura

15h
MEDIAÇÃO DE LIVROS
Com educadores do Espaço de Leitura


Domingo, 20 de março
11h
Oficina educativa
maiúsculos&MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura

15h
Apresentação teatral
SALVE TERRA
Com Giralua Companhia de Artes
No começo não havia nada, mas deste nada nasceu tudo. O tempo passou mostrando muitas novidades. E o tempo? Sempre passando, até que um dia... o tempo parou! Naquele dia, não anoiteceu no Brasil, nem amanheceu no Japão, uma grande confusão se espalhou pelo mundo todo... Fuso Confuso, o Senhor dos Tempos, levado por seu pássaro mágico, voa até o espaço para decifrar o enigma e descobre que a Terra parou de girar, muito lixo tampou sua boca e ela não pode mais respirar. Fuso Confuso recebe a missão de encontrar a boca da Terra e salvar o planeta.


Sábado, 26 de março
11h
Oficina educativa para a primeira infância
PINTURA COM TINTAS NATURAIS
Com Adoleta
Oficina de pintura livre com o corpo e acessórios de pintar com diferentes materiais para exploração do brincar livre e estímulo da criatividade com o trabalho das sensações, descobertas de si e do outro em um espaço de socialização mediada. As tintas serão confeccionadas durante a oficina a partir de alimentos como vegetais, frutas e especiarias.

15h
Sarau
SUPERSÔNICO – O SARAU DO ESPAÇO DE LEITURA
Com palhaço Adão
su.per.sô.ni.co adj (super+sônico) 1. Diz-se das vibrações e ondas sonoras, de frequência maior que a que o ouvido humano pode perceber. 2. Relativo ao que se move com velocidade superior à do som no ar; ultrassônico. (Dicionário Michaelis)
A proposta é compartilhar textos e poemas da literatura infantil e infantojuvenil num espaço aberto onde todos podem participar. Venham munidos de suas palavras ou escolham um texto na seleção de livros do Espaço de Leitura!  É só chegar e botar a boca no trombone!


Domingo, 27 de março
11h
Oficina educativa
maiúsculos&MINÚSCULOS
Com educadores do Espaço de Leitura


15h
Narração de histórias
Contos Viajantes
Com Cia. Pé do Ouvido
Em Contos Viajantes, as atrizes Debora Sperl e Lilia Nemes combinam narração, dramatização, interação com o público e brincadeiras em histórias colhidas da tradição oral. Nelas, meninos e meninas sofrem com madrastas perversas e enfrentam grandes desafios, vivendo uma jornada de superação e amadurecimento.

SOBRE O FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Sra. Lu Alckmin). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.
A atual administração atua principalmente na realização de programas e ações que visam o resgate da autoestima e da dignidade humana por meio da qualificação profissional. Para tanto, são articuladas ações e parcerias com a iniciativa privada, órgãos do governo e com a sociedade civil. São políticas governamentais que contribuem para a redução das desigualdades sociais.
O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo atua na capital em 2.500 entidades sociais cadastradas e, no interior, por meio dos Fundos Municipais de Solidariedade.

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

EXPOSIÇÃO
A LEITURA DA LEITURA – maneiras de ler
Aberta de quarta a domingo, das 9 às 18 horas
Propomos aos leitores e públicos um mergulho em outras formas de leituras. Nos painéis espalhados pelo Espaço, sugerimos que a atenção dos pequenos se voltem para as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. Já no quiosque expositivo, a exposição sugere múltiplas possibilidades de apreciação e revela que a materialidade de um livro também é parte da experiência leitora. Esperamos sua visita!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires