Espaço de Leitura - Grupo Silenciosas + GT'aime dança Fatalidade, de Guimarães Rosa




O Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), recebe neste domingo, 24 de abril, às 15h, o experimento cênico FATALIDADE do grupo Silenciosas + GT'aime, dirigido pelo premiado coreógrafo e bailarino Diogo Granato.

É um espetáculo de dança diferente. Não tem uma coreografia fechada e trabalha diversas técnicas como parkour, dança e teatro. Esta apresentação é um dos frutos de uma pesquisa dos 21 contos do livro Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa. A cada mês, o grupo estuda um conto para gerar sensações e imagens e, a partir delas, cada intérprete-criador (bailarino) improvisa coreografias que, em grupo, vão tomando caminhos dramatúrgicos e definindo as características de cada experimento.
“Fatalidade” é o nono conto estudado pelo grupo. É uma história de personagens arquetípicos das cidades do sertão. Zé Centeralfe procura alguém de testemunho inegável e habilidade em armas para ajudá-lo a dar conta de Herculinão, horripilante badameco que o persegue e se engraça com sua esposa.

O projeto foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

No sábado, 23/4, às 15h, tem a oficina com Teresa Sbardellati do Ateliê Modestamente Revolucionário que vai trazer “O Grande Livro de Todas as Respostas”. Cada página solta apresenta uma pergunta e, em grupos pequenos moderados por educadores, as crianças vão responder com de desenhos, palavras e colagens. As perguntas são as mais variadas: “Porque a terra é redonda?”, “Qual o melhor jeito de amarrar os sapatos?”, “Porque os gatos sempre caem de pé?”, “Existem extraterrestres?”.

E nas manhãs de sábado e de domingo, às 11h, os educadores do Espaço de Leitura propõem atividades com crianças e adultos sempre com o livro como disparador da proposta. É o programa maiúsculos & MINÚSCULOS.

Todas as atividades do projeto são gratuitas e com classificação livre.
  
Confira a programação completa deste fim de semana:

Sábado, 23
11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS: CAÇA AO BURACO
Com Ana Ferreira Santos e Anna Veliago Costa
As educadoras convidam crianças e adultos a investigar buracos, esconderijos e passagens secretas nos livros do Espaço de Leitura.

15h
Oficina artística
O GRANDE LIVRO DE TODAS AS RESPOSTAS
Com Ateliê Modestamente Revolucionário
“O Grande Livro de Todas as Respostas” chega no Ponto da Interrogação, casinha de livros do Espaço de Leitura, e ele precisa ser preenchido. Cada página solta apresentará uma pergunta e, em grupos pequenos, as crianças precisam contar com desenhos, palavras e colagens as respostas para estas questões.
Participantes: até 25 crianças a partir de 5 anos de idade

Domingo, 24
11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS  – A RODA DA LEITURA
Com Martin Smit e Renato Nonato
Brincadeira da exposição “A leitura da leitura” inventada pelos educadores do projeto. Com a ajuda de três roletas e do acaso, o público é  desafiado a ler o mundo de forma diferente.

15h
Experimento cênico
FATALIDADE
Com Silenciosas + GT'aime
Experimento cênico inspirado no conto homônimo do livro “Primeiras estórias”, de Guimarães Rosa. A personagem Zé Centeralfe procura alguém, de testemunho inegável e habilidade em armas, para ajudá-lo a dar conta de Herculinão, que o persegue e se engraça sua esposa. Com base nas sensações e imagens criadas pelo conto, o grupo improvisa coreografias e explorações textuais. A direção do espetáculo é de Diogo Granato e o projeto Primeiras Estórias foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

EXPOSIÇÃO
A LEITURA DA LEITURA – maneiras de ler
Aberta de quarta a domingo, das 9 às 18 horas
Até 31 de julho
Na casinha estão expostos livros de artista da editora Sarau Visual. A proposta é explorar outras possibilidades de apreciar um livro que pode ser um quadro, pode ser uma obra impressa em tecido, pode ser que precise rodar uma manivela para ler a história. O cenário com pallets e material de demolição foi criado por Barão Di Sarno e Raphael Franco do Instituto a Cidade Precisa de Você. Ao ar livre, nos painéis, são destacadas as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. Em um dos painéis, tem um desafio de leitura que o participante precisa girar três rodas e ver o que o acaso pede para ler de um jeito diferente.

SOBRE O FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

SERVIÇO - ESPAÇO DE LEITURA
De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 2588-5811
Gratuito. Livre.
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
facebook.com/espacode.leitura
instagram.com/espacodeleitura

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires