Testamos - filme Mogli, o Menino Lobo


Hoje fui assistir, a convite da Disney, o filme Mogli, o Menino Lobo. Não sei se vocês sabem, a história do Mogli foi originalmente contada no livro The Jungle Book ( O Livro da Selva), escrito por Rudyard Kipling e publicado em 1894. Mas Mogli ficou mesmo mundiamente famoso na pela adaptação feita pela Disney em 1967. O Livro da Selva é um dos meus livros favoritos de todos os tempos, mas confesso que nunca assisti o desenho de 67 inteiro, apenas alguns pedaços.

O novo filme, que será lançado em 14 de abril, é uma live-action sobre Mogli, um garoto criado por uma família de lobos, que descobre que não é mais bem-vindo na selva quando o temível tigre Shere Khan, que carrega as cicatrizes do Homem, promete eliminar o que ele vê como uma ameaça. Tendo que abandonar o único lar que conheceu na vida, Mogli embarca em uma jornada cativante de autodescoberta, guiado pelo seu mentor, a pantera Bagheera, e por Baloo, um urso de espírito livre. Ao longo do caminho, Mogli encontra criaturas da selva que não têm exatamente os melhores interesses no coração, incluindo Kaa, uma cobra cuja voz e olhar sedutores hipnotizam o garoto, e o articulado Rei Louie, que tenta coagir Mogli para obter o segredo da flor vermelha indescritível e mortal: o fogo. 


Os fiéis amigos de Mogli, o urso Baloo e a pantera Bagherah, são dublados por Marcos Palmeira e Dan Stulbach. Julia Lemmertz dá vida à Raksha, a mãe-loba. Emprestando sua voz à misteriosa serpente Kaa está Alinne Moraes.O temido tigre Shere Khan e o malandro orangotango Rei Louie têm Thiago Lacerda e Tiago Abravanel (Rei Louie) interpretando suas vozes para a versão brasileira do filme.

Quem leu o livro original de Rudyard Kipling vai sentir muitas diferenças na história. Assim como o desenho de 1967, este filme também é baseado nO Livro da Selva, mas não é uma representação fiel. Mesmo assim é lindo e emocionante, principalmente para os participantes do Movimento Escoteiro, no qual a história de Mogli serve de pano de fundo para as atividades dos Lobinhos (crianças entre 6,5 e 11 anos). Impossível não se emocionar, por exemplo, quando os animais recitam a Lei da Selva.
'
A assessoria da Disney me informou que a classificação etária de Mogli é 10 anos, embora eu ache que este filme agrada mais a faixa entre 8 e 13 anos. Crianças pequenas ou sensíveis podem se assustar com algumas cenas, mas não há demonstrações explícitas ou gratuitas de violência. Na verdade, quando eu digo "assustar" quero usar o sentido de "susto" mesmo, não de medo. O filme tem partes "tensas" por conta da ação (como na cena de Mogli fugindo do Shere Kahn ou na dos búfalos fugindo do desmoronamento de terra), mas não dá medo.

Eu assisti em 3D, mas não achei nada tão extraordinário assim. As imagens do filme são lindas e encantam, principalmente por conta dos animais. Mas não sei se o 3D faz alguma diferença nisso.



Sugestões especificas para os chefes escoteiros que pretendem levar as crianças de seus Grupos:

- A classificação etária é 10 anos, então, a rigor, os lobinhos não poderiam assistir. O que a assessoria da Disney me orientou foi procurar as redes de cinema para saber como proceder (uma autorização dos pais, levar os pais, etc);

- Assistam o filme uma vez sozinhos, de preferência antes de ir com seus jovens. Não dá para se emocionar direito tendo que tomar conta da lobaiada...hehehehe

- Não se preocupem muito com o encanto das histórias que contamos para as crianças. O filme é bem diferente do livro. Provavelmente vocês terão é que explicar a eles depois porque não é o Baloo o professor do Mogli...rs (e vão estranhar a "ordem dos fatores" da vida do Mogli, 1o encontro com Shere Kahn e tal)

Bom filme e me contem depois o que acharam!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires