Música, circo e contação de histórias esquentam a programação do Espaço de Leitura no mês de julho

  
EXPOSIÇÃO

A LEITURA DA LEITURA – maneiras de ler
De quarta a domingo, das 9 às 18 horas
Até 31 de julho

Cenografia: Barão di Sarno e Raphael Franco (Instituto A Cidade Precisa de Você)

Obras expostas: Sarau Visual
Propomos aos leitores e públicos um mergulho em outras formas de leituras. Nos painéis espalhados pelo Espaço, sugerimos que a atenção dos pequenos se voltem para as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. Já no quiosque expositivo, a exposição sugere múltiplas possibilidades de apreciação e revela que a estrutura física, a materialidade e o formato de um livro também são parte da experiência leitora.

Indicado para todas as idades

Sábado, 9 de julho
Das 11h às 12h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS – “Dinos no Parque”
Com Filipe Falcone e Rafael Ribeiro Lucio
A conversa se inicia com o livro “Dinos” do Brasil de Luiz Eduardo Anelli. Depois, todos os participantes ativam sua imaginação e saem em busca de possíveis fósseis pelo parque da Água Branca. Por último, recriam dinossauros com base na estrutura apresentada pelo livro.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.

Das 15h às 16h
MEDIAÇÃO DE LIVROS
Com Maiana Monteiro e Marina Melo
Os educadores fazem a mediação de livros do acervo do Espaço de Leitura.
Indicado para todas as idades.

Domingo, 10 julho
Das 11h às 12h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS – “Aperte Aqui”
Com Maiana Monteiro e Marina Melo
O que será que acontece depois que a gente aperta um botão? Um convite para ação e reação, jogo e dispositivo acontece depois desse livro de Hervé Tullet.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.

Das 15h às 16h
Apresentação circense
ANDARILHO
Com Victor Abreu e Flávio Falcone
Dois andarilhos viajantes chegam a uma nova praça onde são protagonistas numa roda de rua. A dupla apresenta uma série de números misturando música, dança, malabares e acrobacia. Inspirados nas cartas do Tarô, Victor Abreu e Flávio Falcone dão vida a personagens arquetípicos como o Louco, o Rei e a Morte. Transformação, magia e muita cara-de-pau fazem parte da essência desses dois palhaços loucos.
Indicado para todas as idades.

Sábado, 16 de julho
Das 11h às 12h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS “Trocoscópio”
Com Ana Ferreira Santos e Renato Nonato
A partir da proposta apresentada pelo autor Bernardo Carvalho no livro "Trocoscópio”, os educadores desafiam os participantes a criar, recriar e transformar a paisagem do parque com muitas cores.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.

Das 15h às 16h
Mediação de livros
ENCONTROS DE LEITORES D'A TABA E DO ESPAÇO DE LEITURA
Com A Taba e educadores do Espaço de Leitura
A leitura é uma experiência muito mais interessante quando pode ser compartilhada. Ler junto, trocar impressões sobre um texto, conversar sobre as palavras dos autores e as imagens dos ilustradores pode revelar surpresas e descobertas sobre a obra e também sobre nós mesmos.
Por isso, uma vez por mês, todos os interessados estão convidados a participar do Encontro de leitores para ler e conversar sobre os livros selecionados pela Taba para cada tipo de leitor.
A Taba é uma empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis com o objetivo formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras. Formada por uma equipe independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, narradores orais, bibliotecários e pais, A Taba divulga conteúdos relacionados ao livro, aos leitores e à leitura em uma plataforma virtual (www.ataba.com.br) na qual é possível encontrar livros lidos, selecionados, resenhados e classificados para cada tipo de leitor e de experiência leitora.
Indicado para todas as idades.


Domingo, 17 de julho
Das 11h às 12h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS – “Telefone sem fio”
Com Anna Veliago Costa e Martin Smit
Depois da mediação do livro “Telefone sem fio” de Ilan Breman, crianças e adultos brincam de telefone sem fio com os títulos do acervo do Espaço de Leitura. Os participantes desenham o que entenderam do nome do livro sussurrado no ouvido e, assim, é possível visualizar a mudança da palavra ou da frase. Depois são convidados a conhecer esses livros.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.

Das 15h às 16h
Apresentação de hip-hop e bate papo
MC SOFFIA
Com MC Soffia
A rapper mirim trará suas músicas e fará um bate-papo com o público do Espaço de Leitura conversando sobre o orgulho de ser negra e sobre racismo. MC Soffia começou a sua carreira aos 6 anos de idade, logo após participar do projeto "O Futuro do Hip Hop". A menina já gostava de cantar e, em uma das oficinas, observou um amigo cantando e se apaixonou pela música, pelo hip hop. Para começar sua trajetória, contou com a ajuda de MC 100% que foi autor de duas músicas para suas apresentações nas oficinas.

Indicado para todas as idades.

Sábado, 23 de julho

Das 11h às 12h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS – “Dominó de livros”
Com Filipe Falcone e Maiana Monteiro
O público é convidado a explorar os quiosques do Espaço de Leitura com a missão de achar cinco livros (cada) que chamem a atenção. Depois, esses livros viram peças de um dominó de associação de capas. Ao jogar, é necessário justificar a relação.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.

Das 15h às 16h
Meu Amigo Livro - Mediação de Leitura
TECENDO SABERES
Com Marie Ange Bordas
Com contação de história, bate-papo e uma pequena exposição, o projeto Tecendo Saberes traz para o Espaço de Leitura um pouquinho da sabedoria das crianças da Amazônia. Num bate-papo, a artista e escritora Marie Ange Bordas falará sobre sua trajetória e do projeto que idealizou com crianças de cinco comunidades quilombolas do Baixo Amazonas no Pará e crianças do povo indígena Huni Kuĩ do Acre. Marie Ange criou com as crianças livros e vídeos que falam dessas culturas tradicionais através do olhar da infância. Por meio de um processo participativo, com atividades lúdicas, conversas e muita troca, crianças e jovens protagonizaram o levantamento do conteúdo dos livros “Manual das crianças do Baixo Amazonas” e “Manual das crianças Huni Kuĩ”. As crianças também produziram desenhos e fotografias que ilustram os livros e mostram suas vidas entre a floresta e os rios amazônicos na região Norte do Brasil.

Indicado para todas as idades.


Domingo, 24 de julho
Das 11h às 12h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS – “Onde vivem os monstros”
Com Marina Melo e Rafael Ribeiro Lucio
Depois da leitura do livro “Onde vivem os monstros” de Maurice Sendak, os educadores propõem que cada família crie seu próprio monstro e imagine onde ele poderia habitar.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.

Das 15h às 16h
Narração de histórias
TECENDO SABERES DAS CRIANÇAS DO BAIXO AMAZONAS
Com Conto em Cantos
Quebrar castanhas, salvar um cachorro da barriga de uma sucuri, ouvir o assobio da Matinta Perera, fazer brinquedos de palha e madeira... Estas são algumas das experiências e sabedorias das crianças quilombolas do Baixo Amazonas que você vai conhecer neste passeio com as atrizes e contadoras de histórias Juliana Offenbecker e Priscila Harder. A partir do livro “Manual das crianças do Baixo Amazonas”, da artista Marie Ange Bordas em parceria com crianças de comunidades do Pará, a dupla brinca de misturar lendas, causos e muitos saberes e fazeres locais com brincadeiras, instrumentos e objetos trazidos da região amazônica.
Indicado para todas as idades.

Sábado, 30 de julho
Das 11h às 12h
Mediação de leitura para primeira infância
A POESIA DE TATIANA BELINKY PARA MÃES E BEBÊS
Com Literatura de Berço, coordenação Cassia Bittens
Criado em 2013, o Literatura de Berçorealiza encontros literários com mulheres no puerpério (com bebês de até 15 meses). O Literatura de Berço proporciona às mães momentos de prazer com a leitura, o que incentiva a formação a prática também nos pequenos. 

Indicado para pais, mães, cuidadores e bebês de até 15 meses.


Das 15h às 16h
Sarau
SUPERSÔNICO – O SARAU DO ESPAÇO DE LEITURA
Com palhaço Adão
A proposta é compartilhar textos e poemas da literatura infantil e infantojuvenil num espaço aberto onde todos podem participar. Venham munidos de suas palavras ou escolham um texto na seleção de livros do Espaço de Leitura!  É só chegar e botar a boca no trombone!
su.per.sô.ni.co adj (super+sônico1. Diz-se das vibrações e ondas sonoras, de frequência maior que a que o ouvido humano pode perceber. 2. Relativo ao que se move com velocidade superior à do som no ar; ultrassônico. (Diconário Michaelis)
Indicado para todas as idades.


Sábado, 31 de julho
Das 11h às 12h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS – “A Roda de Leitura”
Com Ana Ferreira Santos e Martin Smit
Brincadeira inventada pelos educadores do Espaço de Leitura para a exposição “A Leitura da Leitura”, com roletas que indicam uma ação, um objeto e um tipo de registro. Quem quiser ler o mundo de forma diferente, gira as rodas e ganha um desafio!
Indicado para crianças com mais de 3 anos.

Das 15h às 16h
Apresentação musical com oficina
EMBATUCADORES
Com Grupo Embatucadores
A performance do Grupo Embatucadores é parte do processo de musicalização dos alunos que participam do Projeto na Escola Estadual Prof. Flamínio Fávero do Jardim Vista Alegre. Materiais reutilizados se transformam em instrumentos que, com movimentos, ritmos, melodias, sincronismo e muita criatividade, ilustram os diversos números da apresentação e os valores desenvolvidos pelos alunos.
Indicado para todas as idades.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS*
Todo domingo, das 14h às 17h
Simples: você traz um livro e troca por outro. Oportunidade bacana para renovar sua biblioteca. A cada 10 livros trocados, você ganha mais um!
*como o foco do projeto é a literatura, não aceitamos livros religiosos, técnicos ou didáticos. E nem livros deteriorados.
Indicado para todas as idades.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Entre Fraldas e Livros Copyright © 2015 | Tema por Girly Blogger Template | Ilustração por Anne Pires